Tuesday, August 5, 2008

Os blogs nos currículuns

Perguntava-me um leitor:
"Todos nós sabemos que a nossa vida, está cada vez mais exposta a partir da WEB. Seja através de Blog's, Hi5's e outros mecanismos.

Será que é aceitável por no curriculum os blog's onde somos autores?"
Não sendo a resposta tão simples quanto possa à primeira vista parecer, achei que a mesma merecia um post próprio.

Colocar o endereço de um blog pessoal num currículum não apresenta, em si, qualquer problema.

Na verdade, pode até ser benéfico, especialmente se se tratar de um blog ou de um site pessoal que contribua para demonstrar o quão apto se está para desempenhar a tarefa à qual se concorre.

A título de exemplo:
  • Se estivesse a concorrer a uma posição de gestão, colocar um link para um blog em que fale de gestão poderia ser uma boa ideia;

  • Se estivesse a concorrer para uma posição técnica, colocar um link para um site pessoal em que discutisse soluções técnicas da área também poderia ser benéfico.

  • Independentemente da posição à qual concorra, incluir um link para um blog ou projecto pessoal onde consiga demonstrar clareza de ideias e de comunicação poderá também contribuir para se demonstrar um bom candidato

Enfatiso o verbo "poder" porque, na verdade, o resultado de tais acções dependeria de vários factores, entre os quais o acto do empregador seguir ou não os links e também, nos sites referidos, os argumentos utilizados e a forma como os exprime.

Tal não significa, no entando, que menções a blogs não possam causar prejuizo.

A título de contra-exemplo:
  • Colocar um link para um site com um péssimo look-and-feel, independentemente do site ter ou não sido desenhado por si, irá passar uma má imagem;

  • Colocar um link para um blog onde demonstre uma personalidade difícil de gerir, claramente não o ajudará;

  • Colocar links para uma dezena de blogs pessoais, por muito interessantes que sejam, provavelmente só fará com que o leitor do seu currículum se sinta aborrecido, não siga nenhum dos links, e simplesmente o rotule como "alguém que passa demasiado tempo na internet" (mas claro que cada caso é um caso, e poderá até mesmo estar a concorrer a um lugar em que tal seja essencial).

Há ainda um exemplo que presenciei há uns anos atrás e que não posso deixar de referir.

A partir de um currículum no qual o autor colocava um link para o seu blog, a equipa de recrutamento, fazendo o seu trabalho, seguiu todos os links possíveis e leu atentamente todos os sites da responsabilidade da pessoa em questão.

Ao fim de poucos minutos, a equipa depararou-se com nada mais nada menos que uma página a insultar um clube de futebol da primeira divisão Portuguesa.

O autor, e candidato a trabalhar naquela empresa, não se fazia de rogado com o uso do calão e o resultado era um site que não seria apropriado a menores de idade.

O candidato possuía um currículum merecedor de entrevista.

Porém, tanto o CEO da empresa como a directora do departamento de Recursos Humanos eram sócios daquele clube.

Para além disso, mesmo as pessoas envolvidas no processo que não seguiam aquele clube futebolístico se sentiram incomodadas com a perspectiva de incluir na empresa alguém com aquele tipo de atitude.

O resultado da existência daquele site foi a decisão de nem sequer entrevistar o candidato.

Não quero com isto dizer que o que a empresa fez estava certo ou errado.

Enquanto gestor, preocupo-me muito menos com moralidades e muito mais com resultados (não confundindo "resultados" apenas com "resultados financeiros") e na verdade, na vida profissional, o que conta são os resultados.

Para efeitos profissionais, não importa se a empresa agiu correctamente ou não.

O que importa é se a pessoa ficou ou não com o lugar.

E neste caso, nem direito a entrevista teve.

Ficam então as notas:

- é aceitável colocar no currículum um ou dois links para páginas, projectos ou blogs pessoais;

- convém ter cuidado com o que se escreve nesses sites, já que os possíveis empregadores os poderão consultar;

- mesmo não colocando links para os nossos sites, convém ter em atenção que potenciais empregadores poderão encontrá-los de qualquer das formas e ter em mente o seu conteúdo (e não só) durante o processo de recrutamento.

1 comment:

Tio said...

Obrigado pela resposta...respondeu perfeitamente...

Acho que esta era uma questão que devia estar na cabeça de algumas pessoas. E não apenas na minha.

Um bem haja a todos..