Tal como nos currículuns, encontram-se muitas vezes nos anúncios de emprego uma série de frases feitas que já parecem não dizer nada.
A expressão "empresa jovem e dinâmica" pode ser interpretada de duas formas diferentes.
Numa dessas formas, a empresa é recente e completamente desorganizada, o que significa que as regras e os procedimentos mudam todos os dias.
Na outra forma, a empresa é constituída por colaboradores por volta dos 30 anos que não sentem qualquer problema em escutar uma ideia que pode ser melhor que a que tiveram meses ou anos antes e colocá-la em práctica.
Lamentavelmente, há muito quem interprete a expressão com a primeira forma apresentada quando a imagem que a empresa pretende passar é precisamente a segunda.
Muitas das pessoas que lerão o anúncio de emprego irão passar com os olhos por cima dessa expressão sem deixar que a mesma seja verdadeiramente interpretada pelo seu cérebro.
Mas porque é, então, esta expressão tão importante?
A importância surge quando a expressão distingue a empresa que está disposta a ouvir o funcionário recém-chegado da empresa composta por pessoas conservadoras aversas à mudança.
A lição a retirar daqui não tem a ver com empresas jovens e dinâmicas, mas sim com o facto de que, as expressões que parecem estar presentes apenas por cortesia ou para preencher um espaço que de outra forma estaria vazio merecem, por vezes, a nossa leitura atenta.
Não obstante, é muito comum o currículum ou o anúncio de emprego composto de frases sonantes que cativam, mas por algum motivo inventamos as entrevistas (até porque as mesmas não servem apenas para a empresa conhecer o candidato, mas também para o candidato conhecer a empresa).
Como nota:
- As expressões recorrentes que se encontram em currículuns e anúncios de emprego podem realmente possuir significado, tal como podem estar presentes sem qualquer função que não a de preencher espaço ou cativar a atenção da outra parte.
Friday, November 9, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment