Friday, October 26, 2007

O melhor técnico e o melhor funcionário

Seria de esperar que, tecnicamente, as desilusões fossem originadas por técnicos de baixo nível de competência, e que as melhores surpresas surgissem por parte dos melhores técnicos.

Curiosamente, nem sempre é assim.

No campo das desilusões, tenho já visto várias surgirem de excelentes técnicos.

Acontece que, por muito boa que a pessoa seja, se esta teima em chegar tarde porque tarde e a más horas se deita, se teima em sair cedo porque a empresa não lhe paga as horas extra, se passa mais tempo a ler mail e blogs do que a trabalhar, e se não sabe gerir correctamente as expectativas em relação ao seu trabalho, estão então reunidas condições suficientes para um desastre.

Parece impressionante, mas qualidades como dedicação, esforço, espírito de equipa, empenho e responsabilidade estão muitas vezes mais presentes em técnicos de nível médio.

Inversamente, técnicos aos quais já toda a gente reconhece o valor sentem por vezes não ser necessário provar nada mais.

Claro está, há excepções de ambos os lados da barricada. Tenho já visto funcionários pouco competentes a não se interessar pelo trabalho, e vejo (felizmente) todos os dias funcionários extremamente competentes com um amor à camisola que inspira qualquer um.

Ainda assim, fica a nota:

- Ao contratar alguém, pode ser necessário que a pessoa cumpra alguns requisitos técnicos essenciais, mas mais importante que encontrar um técnico supra-sumo poderá ser encontrar alguém responsável, de confiança, e capaz de dar o litro quando a situação o exija.

No comments: