Thursday, October 25, 2007

A resolução dos problemas antes que estes se agravem

"De pequenino é que se torce o pepino."

Quando um colaborador começa a chegar tarde, a ser insubordinado ou a demonstrar outros sinais de problema, há que resolver o assunto quanto antes.

A segunda lei da termodinâmica aplica-se e os problemas, como a entropia, quando não se resolvem, tendem a aumentar.

É logo no primeiro atraso para uma reunião que se chama a atenção da pessoa. É no primeiro dia em que a pessoa só aparece pelo meio-dia, por exemplo, e não quando o problema já está demasiado aprofundado.

Claro está, há uma certa diferença entre dizer "Hoje chegaste atrasado, que não se repita!" e dizer "Está tudo bem contigo? Reparei que não apareceste a horas, hoje..."

Depois de se lançar o assunto, sim, pode-se focar a importância de chegar a tempo e horas.

Convém dizer, claro, que há organizações e organizações. Se numas o horário é importante, noutras poderá não o ser. É transferir o conceito para a filosofia de cada empresa.

Fica então a nota:

- Quando um problema com um colaborador surge pela primeira vez, há que o resolver rapidamente, antes que o mesmo se agrave.

No comments: